Notícia

COOPERSUL BUSCA OUTRAS FORMAS PARA COMPRAR ENERGIA

19 de Julho de 2021

A Coopersul assinou o contrato de permissão para distribuição de energia elétrica com a ANEEL em janeiro de 2019. Após a assinatura do contrato, o valor da tarifa de energia elétrica é definido pela ANEEL, sempre visando um preço mais justo ao consumidor final sem causar desequilíbrio financeiro para a empresa. A partir do ano de 2015, a Coopersul começou a perder o desconto na compra de energia com a supridora (CEEE-D). Esta perda de desconto vem ocorrendo anualmente com o objetivo de zerar totalmente o desconto a partir de 2023. Desta forma, a Coopersul está buscando alternativas para comprar energia com menor custo e consequentemente uma tarifa mais acessível aos seus associados.

Atualmente, a Coopersul compra energia através da sua supridora (CEEE-D) com tarifa regulada. Esta por sua vez adquire energia nos leilões promovidos pela ANEEL no chamado Ambiente de Contratação Regulada (ACR). Nos últimos meses, várias Cooperativas de Energia Elétrica do RS migraram para a compra de energia no Ambiente de Contratação Livre (ACL). Estas Cooperativas já tiveram seus descontos de compra praticamente zerados com as supridoras atuais. Por este motivo, elas buscaram outras formas para reduzir o valor da compra de energia.

Recentemente, a Coopersul realizou algumas reuniões com empresas que comercializam energia no Ambiente de Contratação Livre. Estas empresas estão solicitando algumas informações para estudar a viabilidade de migração a partir de 2022. Segundo informações preliminares, este ano de 2021 não é um bom momento para comprar energia no mercado livre, tendo em vista a escassez de chuvas na região sudeste do Brasil, local onde se encontram as principais Usinas Hidrelétricas do País.

Este processo de compra de energia no ACL é uma tendência para várias empresas (Permissionárias e grandes clientes), pois é possível comprar energia com menor valor, porém é necessário um estudo detalhado para saber o momento mais oportuno para realizar esta migração.

Galeria de Imagens


Outros posts recentes